top of page
Buscar
docolradiologia2

A Importância de um Correto Radiodiagnóstico

A correta interpretação de um exame imaginológico é de suma importância para determinar a conduta para com o paciente frente a qualquer alteração observada, porém, para isso se faz necessário o conhecimento acerca da normalidade, para então podermos identificar as possíveis alterações e determinar as possíveis impressões e hipóteses diagnósticas. Os exames de Radiodiagnóstico na Odontologia estão crescendo, exponencialmente, e em muitas situações o Cirurgião-Dentista sente-se inseguro no momento da indicação, avaliação e interpretação da imagem do seu paciente.




Nos dias atuais, ainda o exame por imagem é visto por muitos profissionais como um simples “exame complementar”, indo na contramão da evolução tecnológica do radiodiagnóstico, por vezes os profissionais esquecem que um exame de imagem faz parte do diagnóstico global do paciente, não devendo ter ser peso diminuído, como apenas “complementar”, além disso, o Radiologista desempenha um papel fundamental na correta interpretação e elaboração do laudo do respectivo exame, sendo importante lembrar que todo o exame de imagem deve ser laudado por profissional competente, constituindo infração ética deixar de emitir laudos dos exames realizados em clinicas de radiologia (Artº18, Código de Ética Odontológica, CFO, 2012).


Porém mesmo sendo o Radiologista, o profissional competente e habilitado para a interpretação de um exame de imagem, isso não exime o cirurgião-dentista do profundo conhecimento da Anatomia Radiográfica e Tomográfica, bem como das possíveis alterações que possam vir a ser encontradas, pois em muitas situações o olhar multidisciplinar dos profissionais, Cirurgião-Dentista Clínico e Radiologista, bem como a comunicação entre esses eles é fundamental para um correto encaminhamento e determinação do diagnóstico e tratamento do paciente.



 

Profª Grasielle Karpstein – CRO-PR 20555

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2008). Mestrado em Odontologia com área de concentração em Radiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2011). Pós-graduada em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG (2016) Pós-graduada em Saúde Pública, UNOPAR (2017). Possui Curso de Extensão em Radiologia Forense e Autopsia Virtual pela Universidade de Zurich. Docente do Curso Técnico em Radiologia com ênfase em Radiodiagnóstico do TECPUC (2013 a 2021) pelo Grupo Marista de Ensino. Professora e Coordenadora dos cursos da área de Radiologia e Imaginologia da VETA – Escola de Pós-Graduação em Curitiba/PR (2018-2021). Docente da disciplina Propedêutica Clínica do Curso de Odontologia da Unicesumar – Curitiba(2019-2020). Docente do Curso Preparatório para Residência em CTBMF. Docente convidada do Curso de Especialização em Implantodontia do SOEPAR. Membro da Kenyon - Internacional Emergency Service. Membro da Sociedade Brasileira de Radiologia Odontológica. Membro da Sociedade Brasileira de Ética e Odontologia Legal. Membro da Sociedade Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR) - Oral & Maxillofacial Surgery Group. Possui 12 anos de experiencia clínica em Radiologia Odontológica. DOCOL RADIOLOGIA Av. Marechal Deodoro, 51 - 1º andar - conj. 105 - Centro - Curitiba - PR (41) 3019-8500 | (41) 99136-8500.

4 visualizações0 comentário 1 curtida. Post não marcado como curtido

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page